domingo, 1 de novembro de 2009

Enigma(s) 3...



A minha nova rubrica dos Enigmas está a dar sucesso. Pelo menos entre um tal de Pikaxouriços e um outro Zézèmamoilas.

Estes dois campeões colocaram uma série de novos problemas interessantes aos quais eu não tenho tido tempo de pensar...No entanto, em sua honra, irei colocar aqui os 6 enigmas:

Quem quiser responder, sinta-se em casa...
Eu próprio irei pensar nas respostas e colocá-las na secção dos comentários.

Boa sorte!

1.
Um relógio adianta-se regularmente.Todos os 61 minutos os ponteiros se sobrepõem.
Quanto tempo se adianta o relógio numa hora?

2.
Num carro vão quatro romanos e um inglês. Como se chama a senhora que vai a guiar?

3.
Quando é que houve a maior cheia(àgua), na cidade do Porto?

4.
Só podes usar o algarismo 4 e este deve aparecer 4 vezes.
-escreve os números de 0 a 10.

5.
Dos alunos que vão à Gália- terra do Asterix- em viagem de finalistas: -8 já foram à Gália ,mas não conhecem o Asterix; -3 conhecem o Asterix, mas nunca foram á Galia; -ao todo 10 conhecem o Asterix; -ao todo 9 nunca foram á Galia. Quantos são os finalistas que vão à viagem?

6.
O sr. Vigário ao sair da Igreja viu um lavrador com dois cestos de laranjas. Depois de um cálculo rápido,lembrou-se de um precioso objecto que havia esquecido na sacristia.
Que objecto era?

16 Comentarios:

Tete disse...

Bem, eu atrevo-me a tentar responder aos problemas 2 e 5 (os restantes ainda estão em fase de estudo e queima de neurónios).

Problema n.º 2:

4 romanos = IV
1 inglês = one
IV + one = Ivone
A senhora chama-se Ivone.

Problema n.º5:

Ora, então 8 foram à Gália e não conhecem o Astérix; e 3 conhecem-no, mas nunca foram à Gália. Já aqui temos 11 finalistas.

Ao todo 10 conhecem o Asterix (já sabemos que 3 o conhecem, e nunca foram à Gália - e já foram contados, pelo que nos sobram 7 que o conhecem e já foram à Gália). Já temos então: 11 + 7 = 18 finalistas.

Também sabemos que ao todo 9 nunca foram à Gália: mais uma vez já tínhamos a informação de que 3 finalistas não tinham ido (aqueles que conheciam o Astérix) e esses já foram contabilizados, pelo que só nos falta contar 6 finalistas.
Então: 18 + 6 = 24 finalistas ao todo na viagem.

Bjocas :)

Anónimo disse...

Muito bem.....acertou no nome da senhora.
Parabéns!!!!!!!!!.




Pikaxouriços.

Tete disse...

Problema n.º 4:

4-4+4-4 = 0
4-4+(4/4) = 1
(4/4) + (4/4) = 2
(4+4+4)/4 = 3
4+(4x(4/4) = 4
(4x4+4)/4 = 5
((4+4)/4)+4 = 6
4+4-(4/4) = 7
4+4+4-4=8, ou 4x4-4-4=8, ou 4+4x(4/4)=8
4+4+(4/4) = 9
(44-4)/4 = 10

E pronto, vou deixar o único neurónio que me resta em paz e sossego. =)
Bjocas

johnnie walker disse...

Um enooooooorme aplauso (de pé) para a grande e única Teté!!!

(e um aplauso para os seus grandes neurónios também)

beijo

Anónimo disse...

Bom vejamos a solução para o problema nº4;

4+4-4-4=0
4:4+4-4=1
4:4+4:4=2
(4+4+4):4=3
4+4x(4-4)=4
(4x4+4):4=5
(4+4):4+4=6
4+4-4:4=7
4x4-4-4=8
4+4+4:4=9
(44-4):4=10

Os meus PARABÉNS pelo esforço e pelo racíocinio.

Espero que responda aos outros problemas.... não são difíceis....
Aplique-se!



Pikaxouriços.

Tete disse...

Loool, agradeço os aplausos. ;)

E obrigado pelos enigmas. São um verdadeiro desafio. :)
Vou continuar a pensar....

Bjocas ****

j C k disse...

Gostava de tentar uma solução ao enigma 1:
Depois de um raciocínio exaustivo feito pelo ser pouco dotado que sou, no fim de um dia de trabalho, mais para descarregar o stress do que para verdadeiramente encontrar uma solução cientificamente rigorosa, cheguei à conclusão de cerca de 4 minutos por hora.=)

Explico:
Se os dois ponteiros estiverem no 12 à partida (instante t0), 60 minutos mais tarde (instante t60), o ponteiro das horas estará no 1. Ora o 1, corresponde a 5 minutos. Ou seja, quando no minuto 61 (t61), as agulhas se sobreporem, no 1 portanto, a agulha das horas estará certa, mas a agulha dos minutos que deveria estar no primeiro tracinho depois do 12, estará no 5º, ou seja, no 1. Temos portanto 4 minutos de adiantamento.
Mas, sendo agora chato, o enigma não pede qual é o adiantamento que o relógio tem ao fim de 61 minutos, mas sim de uma hora. Ou seja, sabemos que temos 4 minutos de adiantamento no instante t61. Consequentemente, no instante t60, teríamos, para alguém tão... tão... como eu =P, algo do género 4*60/61 minutos =)
Digo eu. No fundo, no fundo, isto até pode não ter nada a ver. Mas só de escrever isto já me aliviou parte do stress do dia, pois diverti-me imenso a escrever tanto, sabendo que isto tudo pode ser um perfeito disparate, situado a milhas da solução ao enigma!=P=P=P

Cumprimentos ao autor do blog, espero que esteja tudo bem contigo.=)

Anónimo disse...

Meu caro amigo JCK..
Aprecio o esforço feito bem como o raciocínio.... só que a resposta não está completa.
Quanto aos minutos está correcta mas.....falta os segundos..... mais um esforço e estou convencido que lá
chegará.
Aguardo e até lá um abraço.




Pikaxouriços

Anónimo disse...

Ohhh Mestre dos Mestres...meu Grande Johnnie (o do rótulo) bou por mais um pequeno problema...


- Quando ia a Lisboa encontrei 1 homem com 7 mulheres.
Cada mulher com 7 sacos,cada saco com 7 gatos,cada gato com 7 gatinhos.
Homem,mulheres,gatos e gatinhos quantos iam para Lisboa .


Esta é fácil!!!!!!!




Pikaxouriços.

Tete disse...

J C K, meu querido, és um batoteiro. =P Chegas quase à mesma conclusão que eu sem um décimo das minhas contas....

Mas uma vez que eu gastei o meu último neurónio e 5 folhas do meu caderno de laboratório (há que saber aproveitar as pausas) a fazer contas, agora ponho-as aqui. =P

Então:

Num relógio que funcione normalmente, o ponteiro dos minutos tem uma velocidade 12 vezes maior que o ponteiro das horas (passado uma hora, o ponteiro das horas andou apenas 30º e o das minutos 360º). Ou seja, quando o pont. das horas anda "x" o pont. dos minutos anda "12x".

Às 13h o pont. dos minutos está 5 minutos à frente do ponteiro das horas. Neste relógio (normal) os ponteiros sobrepõem-se quando 12x=x+5, o que nos leva a x=5/11

Substituindo assim o x por 5/11 na equação 12x=x+5, temos como resultado: 60/11. Isto é, passam 60/11 minutos desde o momento em que o ponteiro dos minutos completa uma volta de 180º até ao momento em que se sobrepõem ao das horas. Ou de outra maneira: entre duas sobreposições passam 60 min + 60/11 min = 720/11 min (que equivale a qq coisa como 65,4545...min)

Ora, no nosso relógio avariado, eles sobrepõem-se passado 61 minutos. Ou seja, sabemos quanto se adianta o relógio fazendo a diferença entre o número de minutos que passam num relógio normal até os ponteiros se sobreporem e o número de minutos que passam neste nosso relógio avariado:

(720/11)-61= 49/11 = 4.4545...minutos

Ora, isto não são 4 min e 45 segundos. Fazendo uma conta simples, vemos que 4,4545 minutos correspondem a 4min27seg.

Pronto, esta é a minha resposta: o relógio adianta-se 4min e 27 segundos.
Está certo?

Ah, e quanto ao último enigma lembrei-me que já o conhecia. :)

O lavrador leva dois cestos = dois sextos = 2/6 = 1/3 = um terço.
O vigário tinha-se esquecido do terço.

Só falta o da cheia do Porto...mas para esse não tenho qualquer ideia...=S

Bjocas a todos!

Anónimo disse...

Ola!
Bai mais um enigma??????
Atão lá bai.....

-Uma mulher vai visitar as suas 3 filhas e leva uma cesta de maças; à primeira dá a metade das maças e mais meia maça;à segunda dá a metade das maças que sobraram e mais meia maça;e à terceira dá a metade das maças que sobraram e mais meia maça e fica sem nenhuma no cesto.
Quantas maças havia no cesto?

Xau..até breve e resolução rápida.




Pikaxouriços.

Tete disse...

Bom dia a todos

Aqui vão as minhas tentativas de resposta aos mais recentes enigmas.

1. Iam então para Lisboa:
- 1 homem (ou 2, se considerarmos o que conta o enigma).
- 7 mulheres
- 343 gatos
- 2041 gatinhos
Tudo junto (homens, mulheres, gatos e gatinhos): 2392.

2. O da cesta de maçãs está a fazer-me confusão, porque a mãe ao dar à 3ªfilha metade das maçãs que sobravam no cesto, devia ficar com a outra metade para ela. Contudo, o enigma diz que ela ficou sem nada. =S Ou sou eu que não estou a entender o português do enigma ou então a mulher ao visitar as filhas não levava maçãs nenhumas. =S

j C k disse...

Heuuuu, estou dramáticamente cansado mas pareceu-me que só o que conta o enigma dos bichinhos miaus é que ia para Lisboa...não? Se ele encontrou aquele people todo quando lá chegou, é porque já lá estavam, não? Se calhar já é o sono... acho que é melhor ir dormir que neste país os ponteiros do relógio também devem andar mais depressa...

johnnie walker disse...

AhHAHAHAHAHAHAHA

XELENTE

j C k disse...

Achoooooo, que sete maças,é o que continha o cesto.
À primeira deu metade das maças mais meia maça, ou seja, 4 maças (7/2+0,5=4)
À segunda dá metade do que resta mais meia maça. Até aqui restam 3 maças (7-4=3), ou seja, dá-lhe duas maças (3/2+0,5=2).
Resta então uma maça.
À ultima, dá-lhe metade do que resta mais meia maça (1/2+0,5=1) A ultima irmã recebe portanto uma maça.
O que, concluindo, está mal. Que a primeira irmã recebe 4 maças, e as outras menos de metade...ok...vá...vamos dizer que são os anos dela. Mas a segunda recebe mesmo assim o dobro do que recebe a ultima irmã...eh pá, ai é discriminação. Mas a primeira recebe mais três maças do que a ultima...fogo, isso é uma refeição inteira. Já é racismo xenofóbico que leva a práticas satânicas perfeitamente cruéis e desnecessárias, não?

Sinceramente...

Isto anda máu.

Tete disse...

Bah, que vergonha, esta das maçãs era mesmo fácil e eu não consegui chegar lá...=S